Publicada em 22 de Abril de 2021
Você já ouviu o ditado: “prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém”? Pois bem, prudência é a palavra-chave para lidar com o cartão de crédito. Para se ter ideia, aproximadamente 50% dos inadimplentes brasileiros têm ou já tiveram problemas com ele.
Uma das principais causas é gastar sem saber no que se está gastando, o que acontece bastante com pequenas despesas. Outro fato que costuma dar “pane” nas pessoas é a liquidação das lojas. Muitas não resistem ao ver o anúncio de 20% de desconto nas vitrines e acabam comprando, mesmo não sabendo como pagarão. Além disso, esquecem (ou não sabem), que só de juros de rotativo ou atraso são mais de 400% ao ano, na grande maioria dos casos. Importante ressaltar também que se deixar de pagar a fatura do cartão de crédito no vencimento ou se permitir que ele entre no rotativo, alguns bancos cobram juros de mais de 20% ao mês. Perigoso, não?
Fuja disso!
Quer correr das dívidas negativadas? O primeiro passo é mudar os hábitos. Só assim para não cair na tentação de se ter mais de um cartão de crédito e acabar sendo engolido por uma montanha de dívidas. Lembre-se: assim como cheque especial, o cartão de crédito não é “um dinheiro seu”. Muitas pessoas confundem crédito como se fosse seu próprio dinheiro.
Outra ação bastante simples, mas fundamental: ao chegar em casa, anotar todos os gastos do dia e somá-los com os do dia anterior. Acredite, está é a melhor forma de conscientização e ter noção de quanto e no que está gastando. Funciona mais a olhar apenas no aplicativo do cartão.
Caso esteja com dívidas negativadas, a K90 Negociações Bancárias conta com um time especializado que o ajudará a Renegociar dívidas, montando o melhor plano de pagamento que caberá no seu bolso.