Publicada em 30 de Dezembro de 2021
Desemprego, recessão, salário baixo. Os motivos que fazem as pessoas a partir para o mercado informal são diferentes. No entanto, este é um nicho que cresce cada vez mais. Para se ter ideia, somado ao mercado ilegal, eles geram o mesmo que o PIB (Produto Interno Bruto) da Suíça e da Suécia.
Apenas em 2021, a economia informal já movimentou R$ 1,3 trilhão, equivalente a 16,8% do PIB Brasileiro. O levantamento feito mostra que a chamada economia subterrânea, que engloba das atividades legais não registradas realizadas por ambulantes e autônomos, aos mecanismos ilegais como sonegação, pirataria e contrabando.
De acordo com dados da Pnad do IBGE, referentes ao trimestre encerrado em setembro, o Brasil tem uma taxa de informalidade de 40,6%. Com a economia cambaleante, a tendência é que este percentual suba ainda mais. Para conter este crescimento, o governo busca alternativas para incentivar a formalização das empresas e a melhora da arrecadação, por meio do Simples, MEI e Notas Fiscais Eletrônicas.
Quer começar 2022 com tudo? Faça parte do programa Afiliados, da K90 Soluções Bancárias. Ótima oportunidade para faturar uma grana extra e aumentar o seu “próprio” PIB. Saiba mais em https://www.k90.com.br/afiliados/