Selic em 9,25%: como isso afeta, de fato, a sua vida?

Publicada em 21 de Dezembro de 2021

  • Selic em 9,25%:  como isso afeta, de fato, a sua vida?

Uma mistura explosiva: inflação e juros altos. Sim, esta combinação, em um País em recessão como o Brasil, prejudica, e muito, a saúde financeira das empresas e as contas do governo, refletindo diretamente no bolso das pessoas.  Para que você saiba como isso afeta o seu dia a dia, o Blog traz alguns exemplos. Acompanhe!


Contas do mês e boletos

A alta dos preços “enforca” a renda das famílias. Com a conta do mercado mais cara, assim como a mensalidade da escola, pode “faltar salário” no fim do mês. A saída para muitas famílias é recorrer a empréstimos. O fato é que quando a inflação sobe, o orçamento aperta e fica muito mais difícil honrar as prestações. Não é à toa que o número de inadimplentes e pessoas negativadas cresce a cada dia.  Para se ter ideia, em outubro, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a 343% ao ano, maior índice desde 2017. Além disso, nunca se usou tanto este tipo de crédito de emergência; o total postergado no rotativo alcançou R$ 21,6 bilhões. Recorde histórico.


Empregos e salários

A alta dos juros diminui o poder de compra das pessoas, impactando diretamente o comércio e as indústrias, que não abrem novos postos de trabalho. Em contrapartida, quem está empregado, também sofre com a inflação. Nos últimos 12 meses, a renda média do trabalhador recuou 11,1%, maior queda já registrada pelo IBGE.


Financiamento da casa própria

Se você paga a prestação, certamente já deve ter sentido os efeitos, já que a maioria dos contratos são atrelados, de alguma forma, à TR, taxa de juros que sobe quando a Selic é elevada pelo Banco Central. Além disso, existem algumas modalidades de crédito imobiliário atreladas ao IPCA, que superou os 10% no último ano.


Se você está negativado, entre em contato com a K90 Soluções Bancárias. Ela renegociará sua dívida por você, encontrando a melhor solução e uma parcela que realmente cabe no seu bolso. Juros abusivos? Diga adeus!




Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2022 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.