Crédito consignado: cuidado com as cobranças indevidas

Publicada em 14 de Outubro de 2021

  • Crédito consignado:  cuidado com as cobranças indevidas

Quando dizem que o Brasil não é para amadores, infelizmente, não é exagero. Mesmo sendo considerado como uma das melhores linhas para empréstimos pessoais, por conta dos juros mais baixos, o crédito consignado tem sido criticado por conta de algumas empresas, que mesmo se autorização, concede-o a clientes que não solicitaram. Resultado? São cobrados pelo pagamento de maneira indevida. 


De acordo com a página consumidor.gov.br, entre janeiro e agosto de 2021, aproximadamente 70 mil reclamações sobre este problema foram registradas, duas vezes mais que no mesmo período de 2020. Quem passar por essa situação pode entrar na Justiça e até mesmo receber em dobro o valor, segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.


Pelo fato de as parcelas do empréstimo serem descontadas automaticamente do salário dos aposentados e pensionistas do INSS, e pelos juros cobrados serem bem menores, o risco de inadimplência é muito baixo. E é justamente nestas facilidades que está o problema.


O que fazer?

Examinar todo o extrato, com atenção, é o primeiro passo. Caso a pessoa identifique um empréstimo consignado não solicitado/autorizado, ela deve se dirigir à agência e solicitar que o valor seja estornado. Caso não seja atendida, o passo seguinte é procurar entidades de proteção ao consumidor, como o PROCON.


Não existe um único motivo para o aumento destes casos. Segundo especialistas, como muitas vítimas não seguem com a reclamação quando isso acontece, uma vez que os valores mensais cobrados não altos, as empresas continuam insistindo com as cobranças irregulares. 


Então, olho vivo e coloque a boca no trombone, caso seja necessário!


Se você precisa renegociar alguma dívida, a K90 Soluções Bancárias conta com um time pronto para ajudá-lo. Entre em contato e saiba mais!


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.