Disciplina financeira: quais os caminhos para conquistá-la?

Publicada em 13 de Outubro de 2021

  • Disciplina financeira:  quais os caminhos para conquistá-la?

Você tem disciplina financeira? Em um País onde economizar dinheiro é uma tarefa bastante incomum, não é de se espantar que apenas 40% da população teria pouco mais de R$ 100 disponíveis para alguma eventualidade, de acordo com pesquisas realizadas, que mostram também que a questão da idade é um fator preponderante. Para se ter ideia, enquanto 70% dos entrevistados com até 24 anos não dispõem deste valor, pessoas com mais de 60 anos (59%) contam com essa verba. Isso pode mostrar como diferentes gerações lidam com o dinheiro.


Claro que há situações e situações, porém, este “pouco caso” dos mais novos com o dinheiro pode estar começando a mudar, graças à implantação de cursos de educação financeira nas escolas para alunos do ensino fundamental. O objetivo é simples: ensinar os alunos a organizar suas finanças, utilizando o dinheiro de maneira consciente e dando dicas de como investir. Contudo, é importante ressaltar que esta não é apenas uma “obrigação” da escola; os pais têm papel fundamental neste processo, pois devem servir como bons exemplos e dialogar com os filhos.


Além dos livros...

E para quem não está mais na escola? Para ajudá-los, o Blog traz algumas dicas:


Consciência dos gastos: o único caminho!

Para colocar a casa em ordem, não tem jeito. É preciso mapear todos os gastos, pois só tendo noção dos números é possível visualizar quanto e para onde o dinheiro está indo. Uma simples planilha no computador resolve, assim como o bom e velho caderno. Mas, lembre-se: é importante anotar todas as saídas e entradas de grana. Certamente você se deparará com gastos supérfluos, sendo que esse dinheiro pode começar a ser poupado.


Mudança de pensamento

Sabe o que diferencia os investidores disciplinados das outras pessoas? Eles fazem planejamento. Assim que recebem o salário eles já investem uma quantia pré-deterninada e vivem com o valor restante. É como se o dinheiro poupado não existisse. A grande maioria das pessoas faz o contrário, além de achar que o limite do cheque especial faz parte do orçamento mensal, poupam o que “sobra” e quando sobra algo. E você, em qual das “categorias” se encaixa?


Se você deseja começar a investir, mas não consegue ainda por estar negativado, a K90 Soluções Bancárias é especialista em renegociar dívidas. Entre em contato e saiba mais! Dê o primeiro passo para uma nova vida!


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.