Open Banking: e você, já ouviu falar?

Publicada em 05 de Outubro de 2021

  • Open Banking:  e você, já ouviu falar?

Sistema financeiro que promete “sacudir” o mercado financeiro, o Open Banking tem como um dos objetivos proporcionar mais autonomia para os consumidores, além de oferecer maior controle sobre seus dados e vida financeira, possibilitando que novas soluções financeiras apareçam para competir com os bancos tradicionais. A expectativa é tão alta que ele já está sendo implementado no País pelo Banco Central do Brasil e o processo deve ser concluído até outubro deste ano.


Trocando em miúdos, como dizem, o Open Banking trata-se de um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de dados e serviços dos consumidores entre bancos e instituições financeiras. O diferencial é que o cliente passa a ser dono dos seus dados financeiros e ter o total controle sobre eles. Assim, os bancos e as instituições só poderão compartilhar os dados dos seus clientes, tanto pessoa física como jurídica, se o mesmo solicitar e autorizar o compartilhamento de suas informações com a outra empresa. Outro grande diferencial é que a pessoa pode levar seu histórico de crédito para onde quiser, não precisando começar do zero a cada nova instituição. 


Esta mudança tem como principais agentes os bancos digitais, que nasceram com o objetivo de transformar o mercado financeiro por meio da tecnologia. No entanto, os bancos “físicos” que todos conhecem, também estão dentro. Com isso, após solicitação e autorização do cliente, o Banco A poderá compartilhar os dados com o Banco B. Porém, é importante ressaltar que as informações não ficarão desprotegidas. Tudo será feito respeitando as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).


Vantagens


Maior rapidez na contratação de serviços e portabilidade;


Ofertas de produtos e serviços mais assertivas, de acordo com o perfil da pessoa;


Maior oferta de produtos e serviços;


Taxas e tarifas menores;


Transparência no compartilhamento de dados;


Soluções financeiras inovadoras.


Por falar em soluções, a K90 Soluções Bancárias conta com diferentes serviços para auxiliá-lo. Entre eles, a renegociação de dívidas bancárias. Saiba mais!


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.