Nome sujo e emprego: qual a relação?

Publicada em 09 de Setembro de 2021

  • Nome sujo e emprego: qual a relação?

De acordo com dados do IBGE, o desemprego no Brasil atinge 14,8 milhões de pessoas. Situação esta que leva uma grande parte a ficar com dívidas negativadas. E, para piorar a situação, muitas empresas utilizam como filtro de seleção esta situação. Nome sujo, pode ser o grande impeditivo para conquistar o tão esperado emprego e finalmente poder voltar a ter crédito na praça. Situação constrangedora e totalmente sem sentido.

Pelo fato de poder ser considerado algo discriminatório, esse motivo não é apresentado abertamente como justificativa para a não contratação. Por isso, fique atento sempre, para verificar se o seu nome não consta na lista de inadimplentes.

O que fazer?

O fato é que se o candidato for desclassificado ou ainda rejeitado por conta de negativações junto ao SPC, por exemplo, ou por causa de dívidas e contas em aberto, ele pode entrar com um processo na justiça por danos morais. Porém, será necessário provar que a empresa fez uma consulta de restrição e que ele não foi contratado por esse motivo, o que, infelizmente, nem sempre é fácil comprovar, ainda mais pelo fato de as empresas não terem o hábito e a obrigação de apresentarem uma justificativa transparente, explicando o porquê de a pessoa não ter sido a escolhida. Contudo, há uma exceção. Se a pessoa estiver concorrendo a uma posição em instituições financeiras, o estar com o nome sujo pode ser um ponto eliminatório sem qualquer tipo de problema, pois a CLT dá este respaldo a estas empresas.

E os concursos públicos?

Geralmente, estar negativado não impossibilita as pessoas a assumirem cargos públicos, desde que a contratação esteja de acordo com o edital do concurso e o cargo não seja para trabalhar em instituições financeiras.

Se você está com o nome sujo e não pode correr o risco de perder uma oportunidade profissional, entre em contato com a K90 Soluções Bancárias. Ela conta com um time especializado em renegociação de dívidas, encontrando a melhor condição para os seus clientes.


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.