Real digital: conhece?

Publicada em 10 de Agosto de 2021

  • Real digital: conhece?

O assunto começou no ano passado e, neste ano, começou a ganhar a forma, para em 2022 ser lançado. Sim, o Brasil terá a sua moeda virtual, o Real digital, que será emitida pelo Banco Central, assim como o dinheiro físico.

A ideia é que ela seja equivalente ao Real “convencional”, diga-se, e possa ser utilizada em compras no varejo, com ou sem acesso à internet. Com este meio de pagamento também será possível fazer pagamentos, transferências e também ser guardado em uma “poupança digital”, conhecidas como carteiras digitais. A ideia é que seja possível transferir os reais digitais por meio de Doc, Ted e Pix, além de sacá-los na forma de dinheiro físico. Inclusive até fazer transações internacionais. Porém, esse é um passo bem maior, já que é preciso modernizar a legislação cambial brasileira, uma das mais complexas do mundo.

No entanto, apesar de dar a impressão, ela não será uma criptomoeda. Primeiro, porque estas criptomoedas não são regulamentadas por um “Banco Central”. Segundo, pois servem apenas como investimento. Não podem ser utilizadas para pagamentos. Hoje, o dinheiro depositado na conta corrente das pessoas é de responsabilidade do banco. Já o real digital, é de responsabilidade direta do Banco Central.

Mas, como farei para consegui-lo?

Será preciso entregar o dinheiro tradicional ao Banco Central e as operações serão feitas por bancos ou por um novo tipo de empresa que será estabelecida por ele para processar as transações.

Fim das cédulas de papel?

Não. Se você é daqueles apegados ao dinheiro físico, que gostam de tê-lo no bolso, fique tranquilo. Ele não acabará, pelo menos não a curto prazo, pelo fato da desigualdade no País ser muito grande. Basta pensar que muitas pessoas não tem conta bancária. Sem falar que a questão da tecnologia é outra grande barreira. Muita gente continua pagando suas contas nas agências bancárias, por exemplo. Não confiam nos aplicativos dos bancos.

Fique sempre ligado em nossas mídias sociais e tenha as melhores notícias financeiras , dívidas negativadas quanto mais desconto melhor e todas as informações que só aqui você tem. 

Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.