IPVA e IPTU: pagá-los à vista ou prazo, o que é melhor?

Publicada em 30 de Julho de 2021

  • IPVA e IPTU: pagá-los à vista ou prazo, o que é melhor?

IPVA, IPTU e tantos outros ‘I’s’ que precisam ser pagos, que não é difícil se confundir. A ideia de quanto menos dívida melhor é válida, mas, será que é melhor pagar o IPVA e o IPTU à vista, para já liquidar a fatura ou é melhor optar pelo pagamento a prazo?

No caso destes dois impostos, no pagamento à vista, os descontos são maiores. Então, caso tenha reservado uma grana justamente para isso, está é a melhor opção.

No entanto, vale um ponto de atenção: a porcentagem do desconto varia entre as cidades. Em São Paulo, por exemplo, os descontos podem chegar até 5%. Já em Campo Grande, esse número pode chegar a 20%. Porém, caso o dinheiro esteja aplicado, é válido analisar se vale a pena resgatar tudo de uma vez. Se o rendimento for mais vantajoso que o desconto à vista, neste caso o parcelamento do IPVA e do IPTU em algumas vezes se torna mais interessante.

Contas em dia

De nada adianta querer pagar à vista, para se livrar da dívida, e se enrolar, comprometendo o restante do orçamento. Por isso, atente-se!

Não adianta cobrir a cabeça e descobrir os pés.

Se as contas estão justas, parcele o pagamento dos impostos com o número de parcelas de acordo com a sua capacidade orçamentária.

Coloque nesta conta também os juros, ok?

Se não pagar...

Estes pagamentos são obrigatórios e se ficar devendo haverá a cobrança de multas. Assim, senão pagar o IPVA, o nome da pessoa fica inscrito em dívida ativa com acréscimos correspondentes a 40% do valor do imposto, além dos juros de 1% somados a cada mês.  Além disso, também fica impedida de renovar o licenciamento do automóvel.

Já o IPTU, a partir do mês seguinte ao vencimento, incide também a atualização monetária pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e juros de 1% ao mês.

Caso esteja endividado, a k90 Soluções Bancárias conta comum time apto para renegociar sua dívida por você, encontrando a melhor negociação.


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.