Cheque sem fundo: quais os perigos ao passá-lo?

Publicada em 15 de Julho de 2021

  • Cheque sem fundo: quais os perigos ao passá-lo?

Ele foi já o queridinho em relação à forma de pagamento, principalmente quando não existia a famosa pergunta: “É no débito ou no crédito?”.

Sim, embora “meio sumido”, o cheque ainda é bastante utilizado, sendo que a grande vantagem dele é poder escolher uma data para compensação que seja viável para o comprador, que o emitirá, e para o comerciante, que o receberá.

Contudo, ter um talão repletos de folhas, não significa que sua conta também está repleta de dinheiro, com saldo suficiente. Então, fique atento, pois sem planejamento, você poderá passar um cheque sem fundo.

Perigos

Após duas tentativas de compensá-lo, e não obter sucesso, o cheque é devolvido e seu nome e seu CPF podem ser incluídos no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) e no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). E aí, adeus nome limpo e você ficará negativado.

O processo é o mesmo quando não se paga a fatura do cartão de crédito ou uma prestação. Com o nome sujo, você não terá mais talões novos e as folhas do atual podem ser bloqueadas, sem falar que dificilmente será liberado crédito em outros bancos, sendo que muitos cobram multas todas as vezes que o cheque for apresentado e não existir saldo para o pagamento, o que acaba se tornando um perigoso círculo vicioso. 

Além da dívida com a pessoa que você passou o cheque, você terá uma dívida com o banco também. Já pensou?

Então, pense bem!

O que fazer?

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, é possível limpar o nome de maneira tranquila. Uma alternativa é ir à empresa/comércio para o qual emitiu o cheque, negociar o pagamento diretamente e resgatar a folha do cheque. Com ela em mãos, vá à agência bancária e peça a exclusão dele no sistema. Para isso, você terá de pagar uma tarifa, determinada pelo Banco Central, além das taxas cobradas pelo banco.

A K90 Soluções Bancárias conta com uma equipe especializada para ajudá-lo a renegociar suas dívidas. Entre em contato que acharemos a melhor negociação para você!


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.