Financiamento ou consórcio: qual é o melhor?

Publicada em 17 de Junho de 2021

  • Financiamento ou consórcio: qual é o melhor?

Certamente, você já deve ter recebido alguma ligação de alguém oferecendo uma “condição especial”, só “para aquele dia”, para comprar algo por meio de financiamento ou de consórcio.

A lista do que pode ser comprado é imensa, assim como a de argumentos de quem está vendendo o consórcio ou o financiamento. Porém, quem está com dívidas negativadas não consegue nem dar atenção.

Mas, você sabe as diferenças entre eles? Qual é o mais indicado? As vantagens? A seguir, o Blog explica tudo certinho. Acompanhe! 


Financiamento
, o que é?

Trata-se de uma operação em que a parte financeira, geralmente um banco, empresta o dinheiro à pessoa, para que ela invista em algo específico, como a compra de uma casa.

Neste modelo, os juros são cobrados sobre o valor e o tempo de pagamento. A conta é simples: quanto mais tempo a pessoa demora para pagar o financiamento e maior for o valor que foi emprestado, mais juros serão cobrados.

Por falar neles, existem três tipos: os simples, que se baseiam no valor do financiamento; os compostos, que estão no valor do financiamento e embutidos na parcela anterior, e os moratórios, cobrados quando se atrasa o pagamento ou ainda quando ocorre a quebra de contrato. Já as taxas, podem ser variáveis, onde os juros mudam durante o financiamento, ou fixas, quando a porcentagem é a mesma até o fim do pagamento da dívida.

A grande vantagem do financiamento é que você já terá o bem assim que começar a pagar as parcelas, e alguns bancos chegam até a financiar 100% este bem, mesmo que obriguem o pagamento de 10% ou 20% na entrada. Além disso, se conseguir dar uma entrada maior, é possível negociar juros mais baixos e reduzir a quantidade de parcelas.

Outro diferencial é que se tem a liberdade de quitar o financiamento mais cedo, amortizando as parcelas.

É válido ficar atento em relação aos juros abusivos, algo bastante comum, o que dificulta o pagamento das parcelas em dia. A K90 Soluções Bancárias conta com um time especializado para renegociar os juros.


E o consórcio?

Em linhas gerais, trata-se de um tipo de compra onde a empresa forma um grupo de pessoas para a aquisição de um bem em comum. Apesar de ser mais econômico, pelo fato de não conter juros, ele é mais demorado e exige planejamento. 

Além disso, antes de retirar o bem, a pessoa passa por uma análise de crédito. Ele funciona da seguinte maneira: todos os meses o consorciado participa de assembleias em que poderá ser contemplado, por meio de sorteio, para adquirir o seu bem. No entanto, para poder participar, é preciso estar com as parcelas pagas sempre em dia.

Além dos sorteios, existem também os lances, que são como “leilões”, onde o consorciado oferece um percentual do valor do bem desejado.

Quanto maior o lance, maiores as chances de ser contemplado. Após a

contemplação, a pessoa recebe uma carta de crédito no valor da contratação para comprar o bem. O interessante é que com ela em mãos é possível negociar a compra à vista, sem pagar juros, pois a pessoa já tem o valor na mão.

Dentre as vantagens, além da ausência de juros (existe uma taxa administrativa), é possível comprar imóveis, carros e outros bens, com parcelas baixas. Além disso, assim como no financiamento, é possível utilizar o FGTS. No caso do consórcio, para se dar um lance.

Então, qual é o melhor, afinal?

De acordo com especialistas, não existe um melhor ou pior. Tudo dependerá do perfil da pessoa. Por exemplo, para quem deseja um investimento seguro e pretende se planejar por um tempo, o consórcio é uma excelente opção. Já para quem quer o bem imediatamente e pode gastar mais, tendo uma dívida para honrar no futuro, o financiamento é a melhor escolha.


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.