Pirâmide financeira: fuja!

Publicada em 09 de Junho de 2021

  • Pirâmide financeira: fuja!

Na ânsia de limpar o nome e se livrar das dívidas negativadas, muitas pessoas acabam piorando a sua situação. Na busca de um complemento para a sua renda, muitas acabam entrando para a chamada pirâmide financeira.

Com promessa de retorno rápido e bastante rentável, a prática é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51), porque só é vantajosa enquanto atraem novos participantes, a chamada base da pirâmide. Assim que não entram mais pessoas, o esquema não tem como honrar o que foi prometido e entra em colapso.

Como identificá-la?

Se você se deparar com promessas de ganho fácil, lucros bem acima da média, retorno garantido, falta de informações sobre o produto oferecido, assim como ausência de informações básicas sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro e sobre os donos, fique atento, pois, geralmente, trata-se de uma grande cilada! 

Especialistas afirmam que algo que promete ganho de 2% ao mês ou mais, sem qualquer tipo de risco, não existe. Então, fuja!

Caso tenha sido vítima de uma pirâmide financeira, o Ministério Público indica que a vítima faça denúncias no próprio órgão (Ministério Público Federal ou Ministério Público Estadual). O Federal, por exemplo, conta com salas de atendimento. A denúncia também pode ser feita às policias civil e federal. Além disso, é aconselhável, também, procurar um advogado para entrar com ações de indenização por danos morais e materiais.

Quanto à pena, os sócios podem responder pelo crime de estelionato, cuja pena é de até cinco anos de prisão.

Marketing multinível x Pirâmide

Não confunda. São ações completamente diferentes. O marketing multinível ou marketing de rede é uma ferramenta legal, utilizada por grandes empresas de venda porta a porta, como a Avon. Ela acaba sendo confundida porquê empresas mal-intencionadas utilizam uma estrutura semelhante, inclusive com a venda de algum produto como “disfarce”. Já na Pirâmide, a ascensão financeira depende mais das taxas de adesão. Algumas empresas exigem que a pessoa compre o produto para poder revendê-lo; outras cobram pelo treinamento, por exemplo.

Procurando algo novo?

Caso queira ter uma renda extra, onde não terá qualquer tipo de problema, a K90 Soluções Bancárias oferece o Programa Afiliados. Basta conhecer alguém que precise dos serviços oferecidos e indicar a K90. Não requer investimento, experiência ou conhecimento na área.

É possível ganhar uma comissão de até R$ 1 mil por mês, indicando para 50 pessoas durante este período (R$ 20 para cada contrato efetivado).

Conheça!


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.