Transferir a dívida: é possível ou não?

Publicada em 28 de Maio de 2021

  • Transferir a dívida: é possível ou não?

Prestações sem fim, juros altíssimos e dificuldade para negociar com o banco. A situação lhe parece familiar? Pois saiba que se você financiou a casa própria ou o automóvel, ou pegou algum empréstimo, não precisa ficar “preso” ao mesmo banco até pagar tudo o que deve. Caso consiga melhores taxas em outra instituição financeira, é possível pedir a transferência da dívida. É a chamada portabilidade de crédito.


Mesmo sendo regulamentado pelo Banco Central, muitas pessoas não conseguem colocar esse direito em prática. Um dos grandes empecilhos é conseguir as informações necessárias com o banco que se tem a dívida para poder solicitar a transferência. Este documento precisa conter o saldo devedor atualizado, o Custo Efetivo Total, que inclui encargos, juros e outras taxas, o valor das parcelas e a quantidade de prestações que faltam para quitar a dívida.


É válido ressaltar que o “novo banco” não é obrigado a aceitar a portabilidade de crédito. No entanto, o “antigo”, onde está a dívida, não pode se negar a fazer a transferência. O que ele pode fazer é propor uma renegociação da dívida. Porém, se em cinco dias úteis não se chegar a um acordo, ele deve enviar as informações a nova instituição financeira.


Dicas importantes!


Tente negociar com o banco antes

Antes de optar pela portabilidade de crédito, de acordo com os especialistas, é válido tentar um acordo com o banco onde foi feito o empréstimo. Algumas vezes é possível chegar a uma condição interessante.


Cuidado com as taxas e as ofertas de produtos

Não pode haver cobrança de taxa na transferência da dívida de um banco para o outro. Se o banco que receberá a dívida exigir que você adquira algum produto em troca da portabilidade, recuse. Isto é uma prática abusiva e é chamada de “venda casada” e deve ser denunciada ao Banco Central.


A K90 Soluções Bancárias possui um time totalmente capacitado para fazer esta negociação por você. Tanto para renegociar a dívida, como para encontrar uma nova instituição financeira que oferecerá a melhor taxa! 


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.