Publicada em 12 de Maio de 2021
“Depois de cinco anos, a dívida ‘já era’ e não pega mais nada...” Se você não ouviu esta frase na vida, certamente alguém do seu ciclo já. A história de a dívida caducar existe, mas nem sempre é com o final feliz, acredite.
Uma dívida realmente caduca quando tem mais de cinco anos. Isto acontece, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, toda dívida tem um prazo limite para ser cobrada.
No entanto, não é porquê o nome da pessoa está negativado no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), por exemplo, que a dívida simplesmente some do sistema devedor. Sim, é isso mesmo! A dívida permanece lá e pode impedi-la de várias ações. Se ela dever para um banco, a questão ficará bem mais complicada, pois além dele poder se recusar a fornecer produtos e serviços, outras instituições financeiras poderão visualizar esta e outras dívidas por meio do sistema do Banco Central, e não liberarem um “simples” cartão de crédito ou mesmo o financiamento de uma casa ou carro.
Esperar ou não?
Esqueça, definitivamente, a ideia de esperar estes cinco anos. Durante esse período seu nome ficará sujo. Fugir das dívidas negativadas é sempre a melhor solução. Enfrentar todos estes anos envolve um período de muitas restrições e riscos, que podem levar à perda de bens, como casa e carro.
Também é verdade que muitos bancos cobram juros abusivos. Se você deseja limpar o seu nome, mas não consegue devido ao alto valor da parcela, entre em contato com a gente. A K90 Soluções Bancárias possui uma equipe especializada em renegociar dívidas. Limpe seu nome pagando uma parcela justa, que caiba no seu bolso.