Cartão de crédito: emprestá-lo ou não?

Publicada em 07 de Maio de 2021

  • Cartão de crédito: emprestá-lo ou não?

Uma prática bem antiga, mas que vem ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, é o empréstimo do cartão de crédito. Sim, muitas pessoas o emprestam para familiares e amigos para diferentes finalidades. E você, tem este costume?


Se a resposta for afirmativa, saiba que o primeiro passo para se livrar das dividas negativadas e não ter o nome sujo é parar com este hábito. O ditado que diz “Amigos, amigos. Negócios à parte” cai como uma luva. Misturar relações pessoais com dinheiro é uma decisão muito arriscada, que pode prejudicar não apenas o seu relacionamento com esta pessoa, como também o bolso.


Olho vivo

Pesquisa recente realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), mostra que 17% dos casos de inadimplência acontecem devido ao empréstimo de nome. Estão nesta lista: compras com o nome de quem emprestou, assim como empréstimo de cheques e qualquer outro tipo de compra feita por uma pessoa utilizando dados de terceiros. O estudo aponta ainda que 84% das pessoas com dividas negativadas estão nesta situação por terem emprestado o cartão de crédito e a pessoa que fez a compra não pagou a dívida. Além disso, 71% destas pessoas ficaram totalmente no prejuízo, sem qualquer tipo de retorno da parte de quem pegou emprestado. 


É válido ressaltar que ter um cartão de crédito não é barato. E é você que paga por ele. Dentre os encargos estão a mensalidade (mesmo os que não têm, como os da grande maioria dos bancos digitais, contam com outros custos); os impostos sobre a utilização, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e possui um dos maiores juros do mercado.


Por que não o emprestar?

Se mesmo assim continua em dúvida, confira os motivos abaixo para falar não:


- Endividamento

Quer fugir das dividas negativas? Então, não empreste! Lembre-se que a pessoa que pediu o cartão está nesta situação por um motivo. Geralmente, é por não ter condições de pagar.


- Multas e juros

Comprou, mas não pagou? Simples: juros e mutas começam a ser cobrados. Além disso, você não passa a ter apenas uma dívida, mas o crescimento do endividamento ao longo do tempo que, dependendo do caso, pode chegar até dez vezes o valor da compra original. Caso isso aconteça, a K90 Soluções Bancárias conta com uma equipe especializada, que negociará a melhor condição para você. Saiba mais! 


- Pagamento

Se no seu contrato consta que o banco tem o direito de retirar valores da sua conta para compensar a dívida, ele o fará. Mesmo você não podendo pagá-la.


- Nome sujo

Por mais que não tenha sido você que efetuou a compra, além de endividado, com o risco de ficar negativado, seu nome ficará sujo. Resultado: não poderá pegar empréstimo, abrir uma nova conta, comprar a prazo ou pedir outro cartão; não conseguirá alugar nenhum imóvel; poderá ter problemas para conseguir um emprego e terá uma diminuição da nota do Serasa.


- Limite

Ao emprestar o seu cartão de crédito, você automaticamente está cedendo parte do seu limite de compras para outra pessoa. Assim, caso precise comprar um produto de maior valor poderá não conseguir pela falta de limite.


- Fraudes

Se a pessoa fizer uma compra em um site que não seja confiável, seu cartão poderá ser clonado. Isso serve para você também. Ao ver um preço muito tentador, que foge completamente da média, confira o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e busque por reclamações no Google, como o site Reclame Aqui.


- Perda

A perda do cartão de crédito provoca uma grande dor de cabeça. A primeira atitude a ser tomada é ligar para fazer o bloqueio e solicitar uma nova via. Ao receber o novo cartão, o processo de desbloqueio pode ser bastante burocrático, sem falar que você ficará sem nada até novo chegar. Além disso, corre-se o risco de alguém encontrá-lo antes, conseguir desbloqueá-lo e efetuar uma compra, podendo deixá-lo com dividas negativadas


Reduzindo Dívidas

Mais artigos

Voltar Início Ir ao Topo

© 2020-2021 K90 - Dívidas Negativadas
Política de Privacidade   |   WhatsApp: (31) 99872-2493
Dívidas Negativadas K90
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.